Na manhã da última quarta-feira (13), o SBT de Porto Alegre apresentou, em evento para convidados no hotel Blue Tree Millennium, as novidades para 2010 em âmbito regional. Entre elas, estão o novo apresentador e editor-chefe do "Jornal SBT Rio Grande", Rafael Rocha, e o novo gerente de jornalismo no Estado, Diego Sangermano. Estiveram presentes também Márcio Moron, gerente nacional de jornalismo, e dois representantes do SBT/RS, o diretor regional Luís Cruz e o gerente técnico Sady Ros. Também marcaram presença os apresentadores do programete "SBT Esportes", Ricardo Vidarte e Edegar Schmidt, e uma equipe que incluiu o repórter Wilson Rosa, que gravou reportagem para exibição no noticiário de horas depois.
Quinteto do SBT, da esquerda para a direita: Márcio Moron, Sady Ros, Luís Cruz, Rafael Rocha e Diego Sangermano
Foto: Edu César/NaTelinha/Papo de Bola
Depois de explanações iniciais de Luís e Moron, foi exibido um vídeo resumindo em 15 minutos algumas das novidades nacionais para este ano (extraído do especial apresentado por Cynthia Benini), como "Conexão Repórter", "Romance no Escuro" e o novo programa de Richard Rasmussen. Na sequência veio outro vídeo, destacando o jornalismo local nas praças com emissoras próprias: "SBT Rio", com Luiz Bacci; "SBT Brasília", primeira edição com Neila Medeiros e segunda edição com Williane Rodrigues e Álvaro Pereira; "SBT Pará", com Úrsula Vidal; e, claro, o "SBT Rio Grande", que tem Rafael na apresentação desde o início de Dezembro último.
Márcio Moron destacou que a emissora não busca nem o público do "Jornal do Almoço" (RBS) e nem do "Balanço Geral" (Record), mas sim um espaço entre ambos. O objetivo no noticiário gaúcho é atingir patamares semelhantes aos do Rio de Janeiro, onde o jornal de Bacci gira na casa dos 9 pontos de média e trava forte disputa com o "Balanço" e o "Globo Esporte". Números da Capital Federal indicam um bom papel do SBT na hora do almoço, com média de 10 pontos, atrás apenas da Globo (19), mas à frente de Record (8), TV Brasília/RedeTV! (2) e Bandeirantes (1).
O principal objetivo para o Rio Grande do Sul, neste momento, é a criação da segunda edição do "SBT Rio Grande". Dentre as quatro praças destacadas, somente Brasília possui uma edição noturna (às 19h, horário reservado pela rede para os jornais regionais). A primeira, que em breve completará 11 anos de exibição, terá um novo cenário nos moldes do adotado no Rio, com uma nova bancada, dois plasmas e espaço para receber entrevistados. Este cenário começa a ser produzido em São Paulo a partir da próxima segunda (18) e deve ficar pronto em até um mês, devendo estrear na telinha em cerca de 45 dias.
Novo apresentador do jornal em substituição a Juliano Tonial, Rafael Rocha foi escolhido através de uma pesquisa feita pelo SBT, que apontou a busca por um profissional gaúcho, jovem, dinâmico e com passagem por rádio para ter boa capacidade de improviso. Ele trabalhou em rádios do interior gaúcho e na RBS TV (Globo) de Cruz Alta e Caxias do Sul, de onde é egresso. Já o novo gerente local de jornalismo, Diego Sangermano, é um rosto conhecido do público nacional pois era repórter da rede em São Paulo.
Um dado interessante que foi apresentado durante o evento diz respeito ao perfil do público que assiste ao "SBT Rio Grande": 36% são das classes A e B, 30% da classe C e 33% das classes D e E. Rafael disse que o segredo para atingir uma audiência tão diversificada é, acima de tudo, um jornalismo de qualidade. Entre os projetos locais da emissora, estão o "SBT Rio Grande Vai à Sua Cidade", com edições especiais aos sábados direto de uma praça específica. Profissionais também serão contratados. "Hoje, o departamento de jornalismo tem de 15 a 17 pessoas. Semana que vem, o número pode ser outro", disse Márcio. Sangermano completou, avisando que seu telefone poderia tocar enquanto falava: "são quatro equipes de reportagem, esta semana já pode vir a quinta".
A partir de fevereiro, o sinal digital começará a ser implementado em Porto Alegre, de início sem produção local em alta definição - o que deve acontecer a partir do segundo semestre - e sim com a exibição de diversos programas nacionais já apresentados neste novo padrão. O investimento gira na casa dos US$ 7 milhões. Também chegará um caminhão de link, que permitirá entradas ao vivo na programação local. Pode acontecer também uma expansão da cobertura informativa por outros pontos do Estado, sendo uma possibilidade a de acordos com universidades.
Apesar de não ter os direitos de transmissão, o SBT também fará uma cobertura da Copa do Mundo na África do Sul. É o projeto "África Grande do Sul", parceria com o site Final Sports (já válida para o "SBT Esportes", programete de 3 minutos exibido dentro de um dos intervalos da linha de shows das 20h e de um dos intervalos do primeiro "Tele Seriados" da madrugada). A rede vai enviar quatro equipes de reportagem, num total de 30 pessoas, que inclui Ricardo Vidarte e Edegar Schmidt. No tocante às eleições no segundo semestre, a ideia é realizar um debate no segundo turno, buscando um formato diferenciado dos demais. Para isso, serão propostas parcerias com outros veículos com a intenção de incluir jornalistas diferentes no rol de entrevistadores.
Após as mudanças no Rio Grande do Sul, o próximo alvo da emissora será o Pará, onde há uma peculiaridade: a audiência é medida somente a cada 6 meses.
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SBT Porto Alegre apresenta novidades para 2010
Posted by Ruan Carlos | quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 | Category:
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