Globo lança Guia Ilustrado sobre novelas e minisséries

Posted by Ruan Carlos | terça-feira, 13 de abril de 2010 | Category: |


Há 45 anos a dramaturgia da TV Globo faz parte de várias gerações de telespectadores. Inaugurada com a fundação da emissora, já lançou (até janeiro de 2010) 252 novelas e 66 minisséries, que consolidaram o gênero folhetinesco como um dos entretenimentos mais populares do país.

 


Divulgação/TV Globo/Zahar



O "Guia Ilustrado TV Globo" apresenta os resumos de todas essas produções, acompanhadas por mais de 600 fotos de personagens que cativaram o público. E também centenas de histórias curiosas de bastidores, como os frequentes embates com a Censura Federal durante o regime militar, que proibiu, por exemplo, o uso das palavras “ódio” e “vingança” nos diálogos da novela "O Bem-amado".


A primeira parte traz informações sobre o funcionamento da dramaturgia na TV – máquina gigantesca cujas engrenagens envolvem autores, diretores e elenco trabalhando em perfeita sintonia com dezenas de outras equipes para a produção de cenografia, arte, figurinos, caracterização, efeitos especiais, pesquisa, trilha sonora, aberturas, campanhas de lançamento, entre outras.


Na segunda parte, o Guia é dividido entre novelas e minisséries que, revisitadas, mostram como os gêneros refletem o contexto sociocultural e as tendências de sua época, lançando moda e hábitos de consumo, além de levar ao ar temas como homossexualismo e racismo ("A Próxima Vítima"), e reforma agrária e luta dos sem-terra ("O Rei do Gado"). Ou mesmo fazendo merchandising social sobre o uso de drogas, em "O Clone"; a doação de medula, em "Laços de Família"; e o desarmamento, em "Mulheres Apaixonadas".


As obras ainda contribuem para resgatar a história do Brasil. Além de muitas novelas, as minisséries também desempenham esse papel. Desde a primeira, "Lampião e Maria Bonita", em 1982 – baseada na vida do mais famoso cangaceiro do país –, até as atuais como "Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor", que reconstituiu a época áurea do rádio e apresentou ao público dois grandes representantes da música brasileira.

Fonte:Natelinha

Currently have 0 comentários:


Adicione o coodico em seu Blog



Adicione o Coodico em seu Blog

Banner (300x100)


© 2010 ::: Blog Tá na Mídia :::
Blog Tá na Mídia-Todos os Direitos Reservados @ |