Pesquisador Claudino Mayer analisa a primeira semana de Ribeirão do Tempo
Para Claudino Mayer, pesquisador de teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo), a ideia é boa e, mesmo que seja uma fórmula já testada por outros autores em outros folhetins, a história não envelhece graças à simpatia que garante do público.
Em uma cidade pequena, interiorana, há uma luta para proteger o meio ambiente contra um poderoso grupo econômico que chega e assusta a todos na cidade. Essa é a base deRibeirão do Tempo e é daí que se desenvolvem os conflitos.
- A produção tem qualidades. No início, achei que era uma trama feita para a família por conta dessas tramas com pessoas simples de cidade do interior. Imaginei, primeiramente, que os telespectadores gostariam de se ver retratados nesses personagens. Por outro lado, a novela aposta em uma linguagem cheia de ironias. Parece que nada é levado a sério. Talvez tenhamos aí um ponto negativo.
Mas, apesar disso, a qualidade cenográfica chama muita atenção e pode ajudar a conquistar o público.
- Percebe-se que a Record investiu muito nesse cenário e na produção. O fato é que o visual está muito bonito e isso também é importante para cativar o público. Outra coisa muito favorável é usar a natureza como cenário, porque traz a trama para mais perto da realidade.
A primeira semana da novela também deixou a marca do suspense. Muita coisa foi revelada, mas outras, logo em seguida, ficaram no ar, com rapidez de diálogos e acontecimentos.
No elenco, Caio Junqueira mostrou que está mais do que pronto para viver um protagonista. Já Bianca Rinaldi ainda não convenceu na pele da vilã Arminda, na opinião do estudioso.
- Eu não gostei muito nesse início. Acho que ela tem qualidade e pode fazer muito melhor. Parece que ela está um pouco engessada, mas a primeira semana ainda é pouco para falar. A personagem ainda está em construção.
Dentre os prós e contras, Claudino Mayer analisa que, com esta novela, a Record pode ter chegado a um padrão a seguir.
- Acho que nesta novela está nascendo um novo padrão de qualidade da Record com um estilo e uma identidade peculiar e uma nova maneira de se fazer novela na emissora. A [emissora de] TV está trazendo tudo de forma natural e alcançando a proposta definida.
Fonte:R7
Home » Ribeirão do Tempo » Ribeirão do Tempo cria novo padrão de qualidade na teledramaturgia da Record, diz especialista da USP
Ribeirão do Tempo cria novo padrão de qualidade na teledramaturgia da Record, diz especialista da USP
Posted by Ruan Carlos | segunda-feira, 24 de maio de 2010 | Category:
Novelas,
record,
Ribeirão do Tempo
|
Quem acompanhou o sucesso de novelas como O Bem Amado (1973), Roque Santeiro (1975) e Tieta (1990) vai curtir Ribeirão do Tempo, novela de Marcílio Moraes que estreou no último dia 18, na Record.
Foto por Antonio Chahestian/Record
O folhetim é uma espécie de compilação de tramas que tem, sobretudo, o cotidiano de pessoas comuns em foco.Especialista diz que Ribeirão do Tempo representa avanço da Record
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adicione o Coodico em seu Blog
Banner (300x100)
Currently have 0 comentários:
Postar um comentário